Nestes anos desde que Vampiro The Masquerade foi
publicado, os sete Clãs cresceram para 13, com um número impressionante de
ex-Clãs, sub-Clãs e linhagens para jogar.
Clã: Um
grupo de vampiros compartilhados "Blood" ou herança, que podem traçar
suas Gerações de volta a um ancestral comum, em particular, à Terceira
Geração.
Em formação
Como todas as linhagens,
cada clã tem maior familiaridade com um conjunto de três disciplinas, uma
fraqueza em grande parte única de seus membros, e vários estereótipos
atribuídos a ele como resultado de uma tendência a Abraçar indivíduos
com determinadas características.
Os clãs são
geralmente diferenciados e ajustados as suas linhagens por sua influência em
todo o mundo, a identificação com um Antediluviano progenitor, uma
história que supostamente se estende de volta para a Segunda Cidade, e as
fraquezas do clã que foram ditas a ser proferida por Caim.
O Que São as
Linhagens
Basicamente,
linhagens são variações de sangue de um dos treze Clãs. Entretanto, podem ser
também de origem desconhecida, controversa ou esquecida na longa história dos
Membros, ou ainda Clãs que, nas diversas batalhas, traições e rebeliões dos
imortais, decaíram para uma linhagem.
As linhagens são
raras, ou em alguns casos, totalmente extintas nas noites modernas. Isso
significa que tais personagens não são viáveis para os jogadores? Não
totalmente. Jogar com o último membro sobrevivente de, digamos um clã
extinto, é uma oportunidade para um grande drama.
Isso só exige que o
jogador e o Narrador estejam prontos para os tipos de situações que isso cria.
Pode-se, então, argumentar que o jogador que cria esse tipo de personagem está
tentando ser “mais único” que os outros vampiros. Possivelmente, mas e daí? Se
o objetivo é contar uma história convincente, para focar nos personagens que
são, por padrão, mais interessantes do que qualquer outro (isto é, seus
personagens), então por que não criar algo que não existe em outro lugar?
História e
Vampiros
Enquanto os neófitos
modernos possuem pouca compreensão de como os mais velhos sobreviveram em
séculos passados, alguns vampiros ainda ativos nas noites de hoje se lembram
dos Capadócios, Lamia e outras linhagens do tipo. Como tal, é oportuno lembrar
que a Camarilla e o Sabá foram criados após a queda de alguns dos Clãs.
Até meados do século
XV mais ou menos, a sociedade vampírica dividiu os Clãs em dois grupos: Altos
Clãs e Baixos Clãs.
Os Altos Clãs eram
os Brujah, Capadócios, Lasombra, Toreador, Tzimisce e Ventrue.
Os Baixos Clãs eram os Assamitas, Seguidores de
Set, Gangrel, Malkavians, Nosferatu, Ravnos e Tremere (ainda
considerados usurpadores pelo que eles fizeram com os Salubri).
Algumas
linhagens (ou Clãs) não sobreviveram além (ou muito além) da Idade das Trevas –
os Anda, Capadócios, Lamia, Lhiannan e Noaid.
As Linhagens
Baali: Linhagem de vampiros historicamente
associada com adorações demoníacas. Sua herança é confusa, pois às vezes surgem
como Clã e, às vezes, como linhagem – o que se complica com o fato de que eles,
de fato, recrutam vampiros de outros Clãs.
Disciplinas: Ofuscação Presença Daimoinon
Irmãos de Sangue: Linhagem rara existente apenas
no Sabá, são criados por Tremere Antitribu e feitiçaria koldúnica dos Tzimisce
para serem unidades perfeitas de combate.
Disciplinas: Fortitude Potência Sanguinus
Filhas da Cacofonia: Linhagem de origem
desconhecida – ora associada aos Toreador, ora associada aos Malkavian ou,
ainda, em algumas lendas aos Ventrue.
É composta inteiramente por mulheres que
são capazes de causar estranhos efeitos através de seu canto.
Disciplinas: Fortitude Presença Melpominee
Gárgulas: Linhagem criada pelos Tremere como
servos. Ainda que não seja, tecnicamente, uma linhagem dos Tremere, está em
grande parte sob controle do Clã. Foram criados usando o sangue dos Grangrel,
dos Nosferatu e dos Tzimisce.
Disciplinas: Fortitude Potência Visceratika
Voo
Precursores do Ódio: Linhagem rara que só deu as
caras nas Noites Finais, e muitos vampiros suspeitam que sejam os remanescentes
do Clã Capadócio.
Disciplinas: Auspícios Fortitude Necromancia
Kiasyd:Linhagem extremamente rara e curiosa existente
apenas no Sabá, foi criada num acidente envolvendo um Lasombra e um ser
feérico.
Disciplinas: Tenebrosidade Dominação Mytherceria
Nagaraja: Linhagem no mínimo bizarra de
vampiros-bruxos devoradores de carne. Foram caçados até quase sua extinção –
mas eventualmente ainda se ouve algum rumor sobre eles.
Disciplinas: Auspícios Dominação Necromancia
Salubri: Uma vez os Salubri foram um Clã. Quando
os Tremere diablerizaram seu fundador, Saulot, se tornaram uma linhagem que,
teoricamente, busca o estado místico de transcendência conhecido como Golconda.
Disciplinas: Auspícios Fortitude Obeah
Samedi: De origem caribenha, todos os membros da
linhagens se parecem com zumbis ou cadáveres. Diferente dos Nosferatu, que são
apenas desfigurados, os Samedi aparentam estar em um constante estado de
decomposição.
Disciplinas: Fortitude Ofuscação Tanatose
Brujah Verdadeiros: Os Brujah Verdadeiros são
uma linhagem do Clã Brujah que clama serem os descendentes do Antidiluviano
fundados do Clã, e não de sua cria diablerista Troile como os demais Brujah.
Seu comportamento frio, sem emoções contrasta fortemente com o temperamento
violento dos demais Brujah.
Disciplinas: Potência Presença Temporis
Ahrimanes: Esta linhagem rara é composta
inteiramente de vampiras que fazem acordos inusitados com espíritos e se
originaram do Clã Gangrel.
Disciplinas: Animalismo Presença Spiritus
Anda: Foram uma linhagem da Mongólia, variante
dos Gangrel, durante a Idade das Trevas. Seu progenitor foi Dobrul o
Bravo.
Disciplinas: Animalismo Fortitude Metamorfose
Capadócios: O “Clã da Morte” era um dos treze
Altos Clãs, antes de serem sistematicamente eliminados por um golpe de Augustus
Giovanni. Para azar dos Giovanni, é difícil matar todo um Clã de
especialistas na própria morte, e os Capadócios ainda existem como uma linhagem.
Disciplinas: Auspícios Fortitude Mortis
Filhos de Osíris: Linhagem surgida no século II
ou III antes de Cristo, foi fundada por Osíris, o Rei Resucitado. Todos os seus
membros vieram de outros Clãs ou são Caitiffs. Muitos acreditam que estão
extintos nas noites modernas. São arquiinimigos dos Seguidores de Set.
Disciplinas: Disciplinas aprendidas
de seu Clã original Dominação Potência Bardo
Lamia: Linhagem do antigo Clã Capadócio que
acredita-se ter sido totalmente destruída na caçada de sangue da Camarilla de
1718. Transmitiam uma doença que chamavam de “Semente de Lilith” – seu Beijo
transmitia a Peste Negra àqueles de quem se alimentavam.
Disciplinas: Fortitude (ou Deimos)
Mortis Potência
Lhiannan: Linhagem druídica de vampiros que
existiu durante a Idade das Trevas. Ainda que fossem uma “variação” dos
Gangrel, não acreditavam que eram descendentes de Caim, mas de Crone, uma
figura misteriosa que talvez seja a mesma mencionada no Livro de Nod.
Disciplinas: Animalismo Presença Ogham
Noiad: Outra linhagem dos Gangrel que existiu na
Idade das Trevas. Linhagem finladesa que talvez tenha sido a primeira presença
cainita na Europa.
Disciplinas: Animalismo Auspícios Metamorfose
Laibon: Durante a Idade das Trevas, eram vistos
como uma única linhagem pelos vampiros europeus. Entretanto, os vampiros
africanos chamam a si mesmos de Laibon, e certamente discordam da visão dos
outros Clãs. O que os Membros europeus chamavam de “Laibon” era certamente um
dos Legados dos vampiros da África, e tais Legados são aparentados de suas
contrapartes européias.
Disciplinas: variável
Danava: Uma linhagem indiana do Clã
Ventrue, cuja existência é totalmente desconhecida dos Ventrue modernos. Estes
“Ventrue” taumaturgos se arvoram os guardiões dos Antediluvianos e clamam que o
Clã Ventrue inteiro é uma “linhagem antitribu” dos Danava o clã possui Auspícios. (Alguns estudam
Quimerismo e praticam o Sadhana espécie de Taumaturgia do sangue).
Disciplinas: Dominação, Presença, Fortitude.
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